Se você quer aprender a pensar grande, precisa aprender a monitorar seus pensamentos.
Seus pensamentos estão sempre brincando dentro de você e eles realmente têm poder.
Você sabe que eles têm um poder real e enorme, então se você quer aprender a pensar grande, você tem que aprender a monitorar seus pensamentos. Monitore seus pensamentos especialmente quando você se depara com as pequenas ou grandes provações da vida, pequenas ou grandes dificuldades, pequenos ou grandes obstáculos. Hoje convido você a monitorar constantemente sua maneira de pensar e agir nesta tríplice forma:
Primeira ação: ouça seu diálogo interior, ouça seus pensamentos.
Segunda ação: monitore seus pensamentos, observe-os, pese-os, observe-os e desapegue-se deles como se fossem projetados em uma tela.
Terceira ação: avalie se sua forma de pensar naquele momento é construtiva ou destrutiva, e nesse ponto você intervém.
Você pode usar essas duas técnicas de modelagem para influenciar seu pensamento.
Técnica 1. Modele seu pensamento no de pessoas bem-sucedidas
Você está pensando de uma certa maneira sobre uma determinada coisa, o pensamento negativo começa a dominá-lo, você está cheio de dúvidas, hesitações, pensa de forma destrutiva, é pessimista… então pare e apenas aja como se esta técnica realmente funcionasse. Ou seja, tente se perguntar: “Como essa pessoa de sucesso pensaria sobre esse pensamento que estou tendo?”, “Como essa pessoa de sucesso pensaria sobre esse problema ou sobre essa decisão a ser tomada?”.
Essa técnica se chama modelagem: modele objetivamente seu pensamento no de uma pessoa de sucesso, sem questioná-lo, como se fosse uma espécie de maquete, como se fosse um mapa que você traça e sobrepõe ao modelo que deseja inspirar.
Você tem que fazer um “tracing”, um tracing do modelo que te inspira. Pode ser qualquer pessoa de sucesso, empresário, ator, animador, comediante, esportista, político. Pode ser uma pessoa de sucesso presente ou passada, viva ou não viva. Não apenas isso, pode ser uma pessoa de sucesso real ou imaginária: você pode modelar seu pensamento no modo de pensar do Batman ou pode modelar seu pensamento no do Tio Patinhas. Qualquer modelo de sucesso que você queira inspirar é bom, não há limite para sua imaginação, pelo contrário, é estimulante experimentar com sua mente e deixar sua imaginação correr solta.
Técnica 2. Modele seu pensamento com base na sua melhor versão
O que isso significa? Significa se perguntar: “O que a melhor versão de mim faria nessa situação?”, “Como a melhor versão de mim se comportaria nessa situação?”, “Que escolhas a melhor versão de mim faria?”, etc.
Por exemplo: a sua melhor versão comeria aquela comida pesada e indigesta? A melhor versão de você se entregaria a uma noite de malucos ou altos? Como a sua melhor versão se comportaria em momentos de dificuldade? Ele teria pensamentos destrutivos? Ele teria pensamentos negativos? Ele sempre teria a visão do pior cenário possível?
Esta é para mim uma maneira de realmente moldar o pensamento para a maior grandeza potencial, porque naquele momento você está modelando a ideia que tem de si mesmo e molda seu pensamento sobre o que realmente sente ser a grandeza em você. Quando me idealizo não preciso me explicar: já sei que existe uma parte melhor de mim, que existe uma possível versão melhor de mim, que já posso ser a melhor versão de mim. Esse tipo de modelagem me diz automaticamente qual é a melhor versão de mim e como é a melhor versão de mim. Eu nem preciso pensar nisso.
Isso faz parte de uma energia real, que é justamente o modelo mais elevado que existe: nosso potencial, o que em alguns círculos, em algumas metodologias, é chamado de superconsciente. O superconsciente é aquela parte que nos inspira, a parte que nos transmite nossos ideais mais elevados, que nos envia as ideias e intuições mais elevadas que podemos desenvolver. É a visão mais elevada de nós que podemos imaginar e que sabemos que realmente existe. Podemos perder a conexão com nossa parte superconsciente se nos deixarmos arrastar para a vida cotidiana dominada pela realidade consciente. A realidade consciente, influenciada pela mente inconsciente e nossos programas inconscientes, nos faz esquecer essa parte superior de nós, essa versão melhor de nós.
Hoje é sua chance de se reunir com ele. Portanto, aconselho você a preferir esta última técnica e experimentá-la: modele sua maneira de pensar na sua melhor versão.