Olhe para o seu corpo hoje, olhe para o seu rosto, olhe para a sua vida, para as suas emoções, para os seus pensamentos. Aqui, tudo isso é fruto do passado. O que você quer manter e o que quer jogar fora? Quais pesos você quer tirar para correr mais leve, a ponto de voar?
Aqui, esta é a única ação a ser tomada, para viver melhor, desde já. Mude seus pensamentos e tudo muda: mude suas emoções, mude seu corpo, mude seu rosto, mude sua vida. Você não acredita? Faça o teste! Abandone tudo do passado ao qual você ainda está apegado e, em um mês, observe a si mesmo e veja o que mudou.
Você quer mudar seu corpo, você quer mudar sua vida? Mude seus pensamentos e deixe o passado para trás.
O PESO DO PASSADO
Você nunca pode avançar e muito menos alcançar a grandeza que sempre deve ter como seu objetivo final se se apegar às coisas do passado.
Apegar-se ao passado impede que você alcance e expresse todo o seu potencial.
Você deve fechar o livro do seu passado, aprender a aceitar as coisas do passado, fazer as pazes com o passado e abrir o livro do seu futuro.
Não importa que você perdoe: não há necessidade de perdoar. Perdoar não é uma ação que se improvisa. O perdão é sempre antes de tudo perdoar a si mesmo, então você pode perdoar os outros. E para se perdoar você precisa de tempo e distância. Abandonar o passado é, portanto, a primeira ação a ser tomada, porque você lamenta se distanciar do passado e colocar distância entre você e o passado. E quanto mais distante estiver o passado, mais você se desapega dele e mais livre se torna.
LEVEZA DO PASSADO
Você pode experimentar imediatamente a realidade desse sentimento de desapego: pense em um evento passado que ainda pesa sobre você e feche os olhos. Imagine esse evento sendo projetado em uma tela à sua frente. Imagine-se sentado em uma poltrona na terceira fileira de um cinema e olhando para a tela. Assista ao acontecimento como se fosse um filme separado de você, como se fosse algo que não lhe pertence. Em seguida, torne a imagem cada vez menor e menor e menor até que seja reduzida a uma partícula; finalmente abra os olhos. Se você tentar fazer este exercício simples, perceberá que quanto mais a imagem se afasta, mais desapegado você se sente, e quanto mais desapegado você se sente, mais livre você se sente.
Implemente a mesma estratégia para tudo o que deseja deixar para trás e perceberá como, dia após dia, poderá construir seu novo eu.