Uma extraordinária lição inédita do grande Napoleon Hill
Se você quer que sua mente pegue uma ideia e torne-a um hábito para que você aja de acordo com ela, você deve repetir para sua mente o que deseja alcançar, indefinidamente. Sem trégua.
Quando o Sr. Coué me procurou, alguns anos atrás, com sua famosa fórmula: “Vou melhorar dia a dia, em todos os sentidos, de novo e de novo”, ele curou milhares de pacientes, muitos mais do que ele não poderia curar. sabe porque?
Não havia desejo ou sentimento naquela declaração; isso de fato se tornaria perfeitamente inútil sem um mínimo de transporte. Na verdade, se você repetir algo para si mesmo várias vezes, acabará acreditando, mesmo que seja mentira. Estranho, certo? Mas esta é a realidade. Você sabe, há algumas pessoas que às vezes contam mentiras inocentes, às vezes não muito para dizer a verdade, a ponto de acreditar nelas.
A mente subconsciente está ao seu serviço
Agora, a mente subconsciente não sabe a diferença entre certo e errado, positivo e negativo. Ele não sabe a diferença entre um centavo e um milhão de dólares. Ele não sabe a diferença entre sucesso e fracasso. Ele aceitará qualquer afirmação que você escolher repetir várias vezes; por pensamento, por palavras ou por qualquer outro meio. Portanto, cabe a você escolher, desde o início, seu objetivo preciso; coloque no papel para ficar mais claro, memorize e comece a repetir dia após dia até que seu subconsciente o pegue e comece a agir sobre ele.
Obviamente, levará tempo: você não pode esperar cancelar os efeitos de seus anos de atuação no subconsciente da noite para o dia, permitindo que pensamentos negativos assumam o controle. Você não pode esperar que isso aconteça da noite para o dia. Mas você descobrirá que, ao colocar ênfase em qualquer projeto que encaminhar ao subconsciente e repeti-lo com entusiasmo e confiança, ele agirá não apenas com muito mais rapidez, mas também de forma mais decisiva e positiva.
O poder da fé
Todo desejo, plano ou propósito primordial acompanhado por aquele estado de espírito que conhecemos como fé é assumido pela parte subconsciente da mente e acionado imediatamente. Esse estado de espírito, senhoras e senhores, é o único estado de espírito capaz de gerar ação imediata por meio do subconsciente. Quando falo de fé, não me refiro a um desejo moderado ou a uma vaga esperança, não me refiro a esse tipo de coisa. Em vez disso, estou me referindo a um estado mental no qual, seja o que for que você esteja prestes a fazer, você também é capaz de visualizá-lo totalmente realizado antes mesmo de começar. Isso é tudo muito bom, não é?
Posso confessar-vos com toda a franqueza que nunca na minha vida deixei algo pela metade, a não ser que tivesse perdido a vontade de completá-lo e, por isso, mudado de opinião ou de intenções a respeito. Pelo contrário, nunca falhei em nenhum empreendimento do qual estava plenamente convencido e por isso garanto que você pode chegar a um estado de espírito em que será capaz de realizar tudo o que desejar, a menos que perca o ímpeto no caminho, como acontece com muitas pessoas.
A fé e o subconsciente
Qualquer desejo, plano ou propósito primordial que seja acompanhado por aquele estado de espírito conhecido como fé é ativado pela própria parte subconsciente da mente e imediatamente acionado. Não tenho certeza, senhoras e senhores, mas estou convencido de que há um número relativamente pequeno de pessoas no mundo que entendem o princípio da fé. Aqueles que o compreendem plenamente são capazes de colocá-lo em prática. E mesmo depois de entendê-lo, se não for seguido de ações e não se tornar parte de sua ação, será como se você não o entendesse completamente, pois a fé sem fatos é perfeitamente inútil. A fé sem crença positiva é morta.
Não sei como você seria capaz de fazer qualquer coisa pela fé, a menos que a seguisse com ações. Se você continuar dizendo à sua mente que tem fé em algo, chegará um momento em que seu subconsciente aceitará; mesmo que repita para sua mente que tem fé em si mesmo. Você já pensou como seria bom ter tanta fé em si mesmo que não hesitaria em assumir qualquer coisa em sua vida? Você já pensou no benefício que pode obter com isso? Você sabe quantas pessoas se menosprezam em todos os aspectos da vida porque não têm um mínimo de confiança ou fé? Tente imaginar uma porcentagem. Está entre noventa e oito e cem por cento.
A margem de quem faz é tão pequena que não sei te dizer exatamente quanto é. Mas eu julgo com base nos vários milhares de pessoas com quem entrei em contato, e não preciso dizer como minhas aulas são bem frequentadas. Partindo destes, eu diria que são mais de 90 por cento das pessoas que nunca, em toda a sua vida, desenvolveram autoconfiança suficiente para serem capazes de realizar o que eles querem alcançar na vida. Na verdade, essas pessoas aceitam passivamente o que quer que surja em seu caminho.