O “fogo interior” é uma das principais características da mentalidade do guerreiro.
Cito um trecho da letra de uma música, Hearts on Fire, trilha sonora de uma famosa cena de Rocky 4: “No código do guerreiro não há rendição. / Mesmo que seu corpo diga para parar, seu espírito grita: ‘Nunca!’”.
Então, o que isso está nos dizendo sobre a mentalidade do guerreiro? Simples: os guerreiros não desistem.
Nunca desista
Como você ganha esse tipo de vontade e determinação de ferro? Como você desenvolve a habilidade imparável de nunca desistir?
Comece sabendo o que você quer alcançar e quais são seus princípios.
Para usar mais uma citação, Alice Cooper e Xzibit cantaram na música Stand: “Se você não se levantar por algo, você vai cair por tudo.”
E isso é completamente verdade. Se você não tem um objetivo específico e nenhum conjunto de valores que são inteiramente seus, então como esperar que você obedeça rigidamente a esses valores? Se você ainda não definiu quem você é, o que está fazendo e o que é importante para você, é fácil ser tentado por boa comida, TV, rede social ou outras “opções fáceis”; também será fácil ser influenciado pelas palavras e gestos vazios de algum político em quem você realmente não acredita.
Além disso, ter um objetivo é o que lhe dará motivação e energia para se levantar e trabalhar pelas coisas que você realmente ama.
Pense em alguém como Arnold Schwarzenegger ou Dwayne Johnson. São pessoas que realizaram coisas incríveis e, sem dúvida, em parte devido à sua energia. Sua capacidade de levantar todos os dias e saber o que querem fazer.
Você pode imaginar ver The Rock cansado e abatido? Você já viu Schwarzenegger indiferente ou entediado?
O fogo que queima
Essas pessoas têm uma energia incansável que vem de uma visão e de um objetivo. E assim é com todas as pessoas mais instruídas ao longo da história.
Schwarzenegger disse o seguinte sobre seu desejo ardente e como isso o levou a atingir seus objetivos: “Pessoas normais podem ser felizes com uma vida normal. Mas eu era diferente. Senti que havia mais na vida do que caminhar por uma existência normal. Sempre me impressionei com histórias de grandeza e poder. Eu queria fazer algo especial, ser reconhecido como o melhor. Eu via o fisiculturismo como o veículo que me levaria ao topo e investi todas as minhas energias lá”.
A questão é exatamente esta: saber o que você quer da vida vai te abastecer de energia, que você quer o melhor para sua família, que quer realizar um projeto criativo, que quer chegar a um certo ponto na carreira, etc.
Pense em um novo pai. Os pais têm energia aparentemente infinita e sacrificam seu sono, finanças e felicidade para cuidar de seus filhos. Eles podem fazer qualquer coisa porque encontraram algo maior do que eles mesmos. Mas eles não podem contar apenas com isso.
Acredite no que você faz
Para realizar o máximo e construir o melhor mundo para sua família e amigos, você também precisa de algo que seja intrinsecamente motivador para você. Em outras palavras, você precisa de um propósito e meta que não dependa de mais ninguém; para que, mesmo quando ninguém precise de você, você ainda tenha forças para sair da cama e rejeitar distrações e desejos desnecessários.
Depois de atingir seu objetivo, você encontrará uma paixão. E uma vez que você tenha uma paixão, você descobrirá que tem uma energia e um impulso infinitos e até mesmo fala com mais convicção e carisma.
Você sabia que gesticulamos mais quando falamos de algo pelo qual somos apaixonados? Isso ocorre porque falamos com todo o nosso corpo, nossa linguagem corporal é congruente com o que estamos dizendo.
E você sabia que quando as pessoas nos veem falando assim, elas na verdade nos julgam mais carismáticos? Mais inspirador? E os melhores chefes?
Quando realmente acreditamos no que estamos dizendo, seremos mais eficientes em fazer os outros acreditarem.
Com seu objetivo claro, você poderá tomar decisões e evitar distrações desnecessárias. Você será mais decisivo e convincente. Por que? Porque você pode ponderar cada decisão através do seguinte raciocínio: “Isso me ajuda a atingir meus objetivos?”. Se a resposta for não, faça outra coisa.
Qual carreira você deve seguir? Aquele que ajuda você a atingir seus objetivos gerais. Em qual partido você deve votar? Aquele que ajuda você a realizar sua visão.
Sempre levante a barra
O sentido do objetivo é ter algo maior do que você, algo pelo qual vale a pena lutar.
Esse foco é central para as mentes de todos os maiores guerreiros da história. Historicamente, você o encontra no samurai e nos cavaleiros. O treinamento de um samurai era em grande parte para garantir sua lealdade a um shogun (um mestre samurai). Eles estavam dispostos a morrer por seu shogun, assim como o cavaleiro de um rei estava disposto a morrer por seu rei e país.
Hoje, porém, esse é um pensamento perigoso. Estamos todos cientes de que nossos políticos são falhos e vimos como seguir cegamente um líder ou um conjunto de crenças pode levar a terríveis atrocidades.
Então o que temos que fazer é criar nosso próprio conjunto de valores e princípios. Regras pelas quais viver e uma meta ou visão pela qual lutar. Isso pode mudar, mas nunca devemos permitir que outros nos forcem a agir contra nosso código. Não existe uma maneira objetivamente “correta” de viver a vida. Cabe a cada um de nós seguir seu próprio caminho, com seus próprios valores e objetivos.
Então, vamos começar encontrando um objetivo, algo maior do que você para aspirar. Um propósito que você será fundamental para alcançá-lo. Isso pode significar que você decidiu mudar o mundo para melhor. Talvez você queira acabar com a fome no mundo, talvez queira ajudar a diminuir o aquecimento global ou talvez esteja interessado em se tornar um astro do rock ou músico. Talvez você só queira ficar rico. Nenhum objetivo é “errado”, é simplesmente ter um objetivo e algo pelo qual se apaixonar que lhe dará o combustível e o fogo para continuar independentemente.
Comece com a visão
Os objetivos começam com uma visão. Em seguida, visualize “o rosto” que você deseja que sua vida tenha em 5 ou 10 anos. Imagine onde você está, quem você é, o que você conquistou, quem está ao seu redor. Para se inspirar, considere os momentos de sua vida em que você foi mais feliz, pense no que você queria ser quando criança e imagine alguns de seus próprios modelos e o que você pode aprender com eles. Isso é o que você imaginará para se orientar para a mudança e a grandeza. Isso é o que vai tirar você da cama com coragem todas as manhãs. E então, além disso, você estruturará suas metas, etapas menores e mais mensuráveis que o ajudarão a atingir esse marco.
Além disso, você criará seu próprio código de ética. Sua ideia do que você considera ser “viver bem” e “fazer a coisa certa”. Nesse sentido, gostaria de trazer para vocês as palavras da filósofa Ayn Rand, que defendia que a moralidade deriva daquilo que nos torna mais felizes. Ele escreveu:
“O homem não tem um código automático para sobreviver. Seus sentidos não lhe dizem automaticamente o que é bom ou errado, as vantagens e desvantagens, o que o salvará ou o que o colocará em perigo, quais objetivos ele deve perseguir e por quais meios os alcançará, com base em quais valores ele depende de sua vida, que curso de ação requer. O homem deve escolher suas ações, valores e objetivos de acordo com o padrão do que é certo para o homem, a fim de atingir, manter, satisfazer e desfrutar desse valor último, um fim em si mesmo, que é sua própria vida”.
Moralidade e felicidade
Rand acreditava que a moralidade individual deveria ser baseada no que torna esse indivíduo mais feliz. Isso significa trabalhar nas coisas que você ama, melhorar a si mesmo e proteger as pessoas de quem gosta, que por sua vez o tornam mais feliz.
O que quer que você acredite ser seu código de ética, anote-o, imprima-o e depois comprometa-se a cumpri-lo. Dessa forma, você não será persuadido por outras pessoas, poderá lutar por seus valores e as pessoas saberão onde estão com você. Dito isso, você não deve ter medo de evoluir e adaptar suas ideias ao longo do tempo.
É por isso que é tão importante continuar lendo e aprendendo. Fique por dentro da atualidade e da política, fique por dentro do que está acontecendo no mundo, leia textos sobre filosofia, crescimento e que te inspirem. Esteja pronto para mudar suas ideias. Não há valor em aderir a um conjunto de objetivos ou princípios indefinidamente e recusar-se a mudar de ideia, pois eventualmente se torna uma “mentira” tanto quanto dizer que você não deve votar de uma maneira só porque sempre votou dessa maneira. E você não deve ter medo de reavaliar como se sente sobre certos aspectos do seu código.
A questão é: não viole seu código de conduta enquanto ele existir. Você tem padrões a cumprir, e o simples ato de mantê-los fará de você uma pessoa mais forte, mais corajosa e mais impressionante.
E saiba que, no cenário ideal, deveria haver uma interação entre o que você acredita, seu código de ética pessoal, seus objetivos e suas visões políticas. Espero que você tenha uma visão de onde você acha que o mundo deveria ir, o que você acha que a vida deveria ser. Seus objetivos existem para ajudá-lo a alcançar essa visão, apoiados por seu código de ética. Tudo isso te leva a se tornar uma pessoa que sabe no que acredita e que conhece a si mesmo. E quando você souber disso, será um indivíduo maior e mais poderoso.