Aprenda a aproveitar ao máximo suas 3 mentes.
Sua mente é dividida em três partes: você tem uma mente consciente (a que está usando agora), você tem uma mente subconsciente (que é como uma usina de energia, onde tudo o que você insere é alimentado de volta para você) e então você ter um superconsciente. O superconsciente é o nome que a psicologia dá à Presença de Deus que vive dentro de você.
A maioria das pessoas não tem consciência dessas três partes da mente. Acima de tudo, eles não sabem que possuem uma mente espiritual superconsciente. Sua única consciência é que eles estão vivos. Eles não percebem que sua realidade vem da presença da mente superconsciente. Quando começamos a limpar os escombros do subconsciente, não apenas eliminamos os problemas, mas também liberamos a consciência da Presença, que lentamente se constrói e começa a se fazer sentir. A verdadeira busca pela realização na vida é o contato consciente com o superconsciente, o que Jesus afirmou lindamente quando disse: “Eu e o Pai somos um”. (João 10, 30).
Antes de tudo, porém, precisamos nos preocupar em limpar os detritos do subconsciente, e a maneira de fazer isso é tornar-se consciente de sua própria maneira de pensar.
Elimine os detritos do subconsciente
Antes de tudo, porém, precisamos nos preocupar em limpar os detritos do subconsciente, e a maneira de fazer isso é tornar-se consciente de sua própria maneira de pensar.
Você deve se tornar consciente de que este é um universo mental. Pergunte a si mesmo: “Este é um pensamento positivo (construtivo) ou um pensamento negativo (medonho)?” Lembre-se do velho ditado: “Tanto em cima como embaixo; como dentro, assim fora”; da mesma forma, seu universo reflete você. O próprio homem é um ser microcósmico, e qualquer lei da Verdade que se aplique ao Cosmos se aplica a você. Nós que já tentamos sabemos que quando direcionamos nosso pensamento conscientemente, conseguimos a vida que queremos. Nenhum de nós está sem problemas. Mas seja qual for o problema, na verdade é uma evidência.
Quanto tempo você terá o problema depende inteiramente de você. Você o terá até que mude seu pensamento sobre isso. Digamos, como ilustração, que você tem um determinado problema e usará o que leu hoje para tentar resolvê-lo. O problema, seja ele qual for, é urgente. A primeira coisa a fazer é parar por alguns minutos. Então perceba que em um determinado momento você percebeu a existência do problema. Não tente descobrir quando. Ele simplesmente ignora o como ou o porquê, e raciocina que, tendo pensado nisso, você certamente pode pensar nisso. Agora, quando você estiver realmente quieto, volte-se para a Presença de Deus dentro de você. Deus está esperando que você venha a Ele. Aceite a Presença de Deus, mesmo que seja apenas uma ideia intelectual neste momento. Reflita sobre pensamentos como: “Deus é o bem perfeito, a liberdade perfeita, a verdade perfeita, a vida, o amor e a lei”.
Confie no superconsciente
Perceba que Deus está administrando tudo isso através de você e com você. Obrigado pela demonstração. Reflita sobre esses pensamentos por alguns minutos e depois esqueça tudo sobre isso. Esqueça o tratamento e também o problema. E então você descobrirá, como todos nós, que sua mente volta ao problema. Quando isso acontecer, e toda vez que acontecer, diga a si mesmo: “Está nas mãos de Deus, não nas minhas”.
Sua mente é como um rádio. Você pode sintonizar um problema ou um pensamento positivo, dependendo do pensamento em que se concentra. Você pode se recusar a pensar no negativo e passar para a afirmação acima, que é a de que você está deixando tudo nas mãos de Deus. Mantenha seu pensamento longe do problema. Não poderia ser mais simples do que isso. É pura magia, mas não no termo que comumente entendemos. É simplesmente o poder de pensamento dado por Deus, mais a crença, a fé que colocamos nele.
Você pode estar pensando: “Acho que isso não vai funcionar”. Bem, só há uma maneira de descobrir. Julgamento. Você só precisa provar duas coisas: a primeira é uma mente aberta, a segunda é integridade de propósito; isto é, um desejo sincero de tentar. Todos nós já fomos culpados de ter a mente fechada uma vez ou outra.
Eu me lembro, faz muitos anos, quando ouvi rádio pela primeira vez. Fiquei fascinado ao pensar que o programa estava sendo transmitido a quilômetros de distância. Mas se alguém me dissesse que dentro de alguns anos poderíamos falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo por meio de um celular, eu não acreditaria. Sem falar nos projetos espaciais do tipo que estão em andamento, como os de chegar a marte!
Lembremo-nos sempre de que nosso crescimento e nossa mudança são condicionados pela manutenção de uma mente aberta. Só porque não experimentamos ou conhecemos certas coisas, isso não impede que elas existam.