Não estamos falando de quem usa a força física para dominar os outros, mas sim de quem usa a força mental para dominar a si mesmo.
Você já pensou que sua vida é difícil? Como se levantar todas as manhãs e fazer todas as coisas que você tem que fazer fosse uma luta constante? Você já acordou sentindo-se constantemente cansado e estressado? A vida parece demais?
Claro, eu entendo você. Você tem muito trabalho a fazer. Talvez você tenha dívidas. Talvez você esteja cansado de sua agenda lotada e talvez esteja com dor de estômago.
Agora pense em um soldado. Pense em alguém que dorme inquieto, sem saber se vai morrer ou não durante a noite. Então ele acorda, não tem tempo para um banho ou um grande café da manhã e pula direto para a ação. Ignorando seus ferimentos, ele vê seus amigos e companheiros de armas sendo baleados e mortos na sua frente.
Mas, claro, você está cansado… ontem você teve que trabalhar até as oito da noite!
O que quero dizer é que sua vida não é realmente difícil. Você pode pensar que é difícil e às vezes pode parecer difícil. Mas há pessoas que vivem vidas muito piores que a sua. Tem gente por aí que vive com doenças incapacitantes e nem dinheiro tem. E muitos deles fazem isso com dignidade, graça e coragem para envergonhar o resto de nós.
O guerreiro ideal
Veja bem, a mentalidade do guerreiro não tem nada a ver com o combate. Na verdade, bandidos que começam brigas e se acham durões não poderiam estar mais longe da ideia do verdadeiro guerreiro.
A mentalidade do guerreiro é diferente. Significa saber o que você quer e ir nessa direção; seja duro e não deixe que pequenas coisas te derrubem; seguir em frente com o que você sabe que é certo; carregar responsabilidades e dificuldades nos ombros com dignidade e orgulho; não deixe que suas emoções levem a melhor sobre você; não escolha o caminho mais fácil para resolver seus problemas.
Não estamos falando de guerreiros vikings ou heróis fanfarrões. Romantizar a guerra é realmente uma péssima ideia: a guerra é realmente terrível e muito poucas pessoas se sentem como “guerreiras” quando confrontadas com o fogo inimigo.
É da imagem do guerreiro ideal que estamos falando aqui. E as noções dos maiores guerreiros da história, como o samurai.
Algumas pessoas conseguem manter a calma mesmo nas piores situações. Algumas pessoas se esforçam constantemente e não permitem que pequenas inconveniências ou falta de conforto se interponham em seu caminho.
E essas pessoas nos envergonharam. Essas pessoas fazem nossas reclamações parecerem realmente mínimas.
Desenvolva a mentalidade guerreira
Agora imagine se você pudesse pegar essa mesma mentalidade e aplicá-la à vida cotidiana. Em vez de ficar cansado ou atolado, em vez de se distrair e ser tentado, você seria movido por uma mentalidade imparável. Seus inimigos tremeriam sabendo que não há nada que eles possam fazer para detê-lo e que seus obstáculos de carreira, objetivos de relacionamento e planos financeiros desmoronariam sob sua força de vontade.
Se você aplicar uma vontade de ferro e uma mentalidade de guerreiro a um estilo de vida equilibrado, alcançará extrema eficiência, determinação e confiança. Autodisciplina, determinação e autossuficiência são características que nos fortalecem e nos ajudam a conseguir o que queremos. Essas são características que nos tornam bons pais, bons amigos e bons parceiros. São traços que nos ajudam a viver bem com nós mesmos, com respeito e admiração pelos outros.
Imagine que você tem essa força mental. Desenvolver a mentalidade do guerreiro é como exercitar a mente e a alma.
Isso o tornará imparável.