“Concentre-se no passo à sua frente, não na escala completa. Faça o que puder no momento presente e o resto se resolverá.”(Monte Napoleão)
“O segredo para seguir em frente é começar. O segredo para começar é dividir tarefas complexas em tarefas gerenciáveis e começar do primeiro.”(Mark Twain)
“Paciência é a chave para resolver muitos problemas. Dê um passo de cada vez e antes que você perceba, você percorreu um longo caminho. A jornada de mil milhas começa com um único passo.”(Laozi)
“Leia seu destino, veja o que está por vir e caminhe para o futuro.”(Henry David Thoreau)
Torne a vida mais fácil. Comece com as coisas simples e faça-as bem. Aprenda a diferenciar entre o que é importante e o que não é importante e cuide primeiro das coisas importantes, em vez de ficar sobrecarregado e estressado com o que pode ser realizado mais tarde. Você sabe do que é capaz e se concentra no que sabe e como pode fazer isso.
Concentre-se no que pode dar certo.
Não importa onde você está agora. Você pode mudar as coisas rapidamente e realizar seus sonhos.
Quando você já tiver definido seu objetivo e visão, concentre-se neles.
Divida seus objetivos em objetivos pequenos e gerenciáveis e concentre-se nesses subobjetivos, um de cada vez, verificando-os em sua lista e aproveite esses resultados para aumentar sua confiança. Ao focar em objetivos menores, você consegue administrar dificuldades e pequenos obstáculos.
Dou-vos o exemplo de um querido amigo que esteve condenado à morte por seus hábitos alimentares e sedentários que desencadearam a hipertensão, apineia e muitas dores nas articulações, devido, claro, ao excesso de peso..
Ele estava determinado a levar uma vida normal, sem precisar depender de aparelhos de respiração para dormir, nem ter que enfrentar longas horas de repouso após uma viagem de avião.
Por isso decidiu criar pequenos hábitos, começando pela alimentação que a cada semana era ajustada para alcançar a meta daquela semana. Incluiu também a rotina de exercitar-se, mesmo que fosse subir uma escada, todas as manhãs.
Esses pequenos passos – no sentido literal – ajudaram-no a recuperar a capacidade normal de viver e, acima de tudo, tornaram-no mais forte, consciente de ser capaz de superar aparentes dificuldades, um passo de cada vez.